Anacrônicas / Arroubos poéticos

A dois passos do precipício

A Rádio Cronicando leva até vocês mais um programa da séria série “Dedique uma canção a quem foi eleito para governar”! Temos, em nossa caixa de entrada, a mensagem de uma leitora que assina com o sugestivo pseudônimo de “Dirigente Desesperada de uma Nação Atordoada”. Ela nos conta que, ao contrário do que se viu durante o período eleitoral e até mesmo em seu discurso de posse, a bravura que então exibiu do alto de seu topete glamourosamente penteado simplesmente sumiu…desapareceu…escafedeu-se! Oh, coragem, apareça! Onde quer que você esteja, apresente-se à Dirigente! Ela está de faróis baixos, dependente de alianças instáveis e interlocutores políticos nada confiáveis… Agora, ouçam a voz do desespero sem fim, um desabafo que se traduz em canção que nos diz assim:

Longe do povo

Há algumas semanas

Milhas e milhas distante

Do meu mentor

“Será que ela está governando?”

É o que andam perguntando

Por todos lados, do inferno ao céu

 

Nomeio um Ministro

Que faz “pacotinho”

O outro diz que é do Brasil o Divino

Mas se o Papa é argentino?!

Sem mencionar o Petrolão

Que me faz estremecer!

Eu…eu fico louca de aflição

E já não sei o que vou fazer!

 

Estou a dois passos do precipício

Se nada der certo, vou me jogar!

Estou a dois passos do precipício

Talvez eu jamais saia de lá!

Estou a dois passos do precipício

Não sei por que eu aceitei ficar…

 

* N.A.: a Evandro Mesquita e sua Blitz, um agradecimento por terem tocado nas rádios e aos jovens dos anos 1980 – acompanhado de um pedido de desculpas pela apropriação sem autorização que agora se fez de métrica e ritmo seus, apropriação que só não é indevida e assim se justifica, por ser fruto da mais genuína licença poética: aquela que tudo e a todos transforma, justamente porque com nada e a ninguém se conforma.

2 thoughts on “A dois passos do precipício

Leave a comment